Regras de Submissão
– Podem ser submetidos artigos aplicados, relatos técnicos e casos de ensino.
– A submissão de trabalhos será exclusivamente pela Internet.
– O trabalho deve ser inédito, contudo, serão aceitos trabalhos em desenvolvimento, mesmo já apresentados em outros congressos que não o Emprad e que não tenham já sido submetidos e/ou publicados em periódicos científicos.
– Serão aceitos trabalhos submetidos em português, inglês ou espanhol.
– O trabalho não pode conter qualquer identificação ou indicação de autoria no campo “propriedade” e no corpo do trabalho.
– Para que o trabalho seja apresentado no evento e incluído nos anais, será necessário que pelo menos um autor que apresentará o trabalho faça a sua inscrição.
– Para participar do evento e receber o certificado de participação, será necessário a sua inscrição.
– A inscrição é pessoal e não transferível.
– Se o trabalho não for apresentado, os autores poderão ser impedidos de submeter trabalhos no evento subsequente.
– A versão enviada será definitiva. Somente serão aceitos trabalhos com redação e ortografia adequadas.
– Para submissão de trabalhos, os autores devem estar cadastrados no sistema. Autores já cadastrados devem certificar-se de que os cadastros estejam atualizados. Os últimos dados registrados constarão na identificação da autoria do trabalho.
– Para o cadastro, os autores brasileiros devem informar o número do CPF. Para os autores estrangeiros, ter o número do passaporte ou outro documento de identificação do país de origem.
– Será aceita a inclusão de autor até a data limite de submissão de trabalhos.
Recomenda-se que o autor verifique o escopo editorial das revistas.
Artigo Aplicado
Formatação sugerida do trabalho:
- Formato do papel: A4;
- Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
- Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
- Alinhamento: justificado;
- Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
- Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
- Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
- Formato do arquivo: PDF;
- O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
- O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
- Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.
As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.
Estrutura sugerida do trabalho:
- Introdução
- Problema de Pesquisa e Objetivo
- Fundamentação Teórica
- Metodologia
- Análise dos Resultados
- Conclusão /Contribuição
- Referências Bibliográficas
Resumo sugerido (página de submissão):
Ao submeter o trabalho, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo em que consta:
- Título (no máximo 190 caracteres);
- Palavras-chave (3 palavras);
- Resumo (no máximo 200 palavras);
Relato Técnico
Formatação sugerida do trabalho:
- Formato do papel: A4 (29,7 x 21 cm);
- Orientação do papel: retrato;
- Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
- Espaçamento: simples, sendo o texto disposto em uma coluna;
- Alinhamento: justificado;
- Margens: Superior: 3 cm;
- inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm;
- Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
- Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
- Formato do arquivo: PDF;
- Normas: APA ou ABNT/NBR-6023.
Estrutura sugerida do trabalho:
- Resumo
Síntese do texto em português em que constem o objetivo do trabalho, realidade investigada, resultados e contribuições.Adicionar ao menos de três palavras-chaves. - Introdução
Descrição resumida e objetiva da situação-problema ou oportunidade de negócio tratada. - Contexto e realidade investigada
- Diagnóstico do problema e/ou oportunidade
- Propostas de mudança/intervenção/recomendação
Nesta seção são apresentadas e justificadas as alternativas adotadas para a solução do problema ou para o aproveitamento da oportunidade de negócio.
Devem ser descritas de forma objetiva, mostrando as etapas e os passos percorridos para chegar à sua construção.
- Conclusões e Contribuições
Resumo sugerido (página de submissão):
Ao submeter o trabalho, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo em que consta:
- Título (no máximo 190 caracteres);
- Palavras-chave (3 palavras);
- Resumo (no máximo 200 palavras);
Casos de Ensino
Formatação sugerida do trabalho:
- Formato do papel: A4 (29,7 x 21 cm);
- Orientação do papel: retrato;
- Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
- Espaçamento: simples, sendo o texto disposto em uma coluna;
- Alinhamento: justificado;
- Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm;
- Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
- Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
- Formato do arquivo: PDF;
- Normas: APA ou ABNT/NBR-6023.
- O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
- O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
- As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.
Estrutura sugerida do trabalho:
Os casos de ensino deverão ser constituídos por duas partes: o caso em si; e as notas de ensino.
- O caso em si
- Introdução
- O caso: retratar a história real
- Referências
- Notas de ensino
- Objetivo de ensino
- Fontes e Métodos de coleta
- Relações com os objetivos de um curso ou disciplina
- Disciplinas sugeridas para uso do caso
- Possíveis tarefas a propor aos alunos
- Possível organização da aula para uso do caso
- Sugestões de bibliografia
Resumo sugerido (página de submissão):
Ao submeter o trabalho, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo em que consta:
- Título (no máximo 190 caracteres);
- Palavras-chave (3 palavras);
- Resumo (no máximo 200 palavras);