Estratégia

Afonso

Coordenador

Prof. Dr. Afonso Carneiro Lima

Lattes

Universidade de Fortaleza – UNIFOR

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Coordenador

Prof. Dr. George Henrique de Moura Cunha

Lattes

Centro Universitário Alves Faria – UNIALFA

Temas

Profa. Dra. Renata Spers
Lattes
FEA-USP
 
Prof. Dr. Daniel Estima de Carvalho
Lattes
FIA
 

Este tema visa debater e divulgar a produção técnica em estudos do futuro e estratégia, destacando o avanço teórico e, em especial, os avanços empíricos e aplicações na área de estudos do futuro e suas conexões com a estratégia das organizações.

Os relatos técnicos podem cobrir ampla variedade de tópicos e práticas de estudos do futuro em diferentes setores. Os principais macrotemas são projeção de dados, corporate foresight e estratégia, prospecção tecnológica, estudos de cenários, tendências sócio-econômicas e mercadológicas. Relatos versando sobre outros temas associados a estudos do futuro também podem ser submetidos.

Todos os métodos empíricos são bem-vindos, incluindo pesquisa quantitativa, qualitativa, pesquisa de campo, experimentos e combinação de diferentes métodos. É importante que os relatos explicitem as contribuições práticas ao campo dos estudos do futuro e da estratégia.

Prof. Dr. Edson Barbero
Lattes
Fecap
 
Profa. Dra. Editinete André da Rocha Garcia
UFC
 

Convidamos a submissão de trabalhos científicos e relatos de experiência relacionados ao tema Stakeholders e Estratégias Corporativas. Dentre possíveis assuntos a serem abordados pelos trabalhos, estão: estratégias genéricas de posicionamento da empresa, decisões, ações e resultados associados ao portfólio de negócios da organização, relação entre as estratégias empresariais e funcionais, fusões e aquisições, escopo horizontal e vertical da firma, crescimento e diversificação, integração vertical, estratégias de diversificação e gestão de portfólio, decisão de alocação de recursos, grupos estratégicos, Teoria dos Stakeholders, responsabilidade social corporativa e estratégia, estratégia e ESG (environmental, social and governance), a perspectiva dos múltiplos stakeholders da firma, capitalismo de stakeholders, Teoria da Saliência e priorização de stakeholders, justiça nas relações entre stakeholders e criação de valor sob a ótica de stakeholders e outros relacionados.

Diferentes abordagens empíricas são bem-vindas, pesquisa quantitativa, qualitativa, pesquisa de campo, experimentos e combinação de diferentes métodos. Contribuições práticas ao campo do estudo de stakeholders e estratégias corporativas devem estar obrigatoriamente contempladas nos trabalhos.

Prof. Dr. Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte
Lattes
UNIFOR
 
Prof. Dr. Bento Alves da Costa Filho
UNB
 

Convidamos a submissão de trabalhos científicos e relatos de experiência relacionados ao tema Estratégia e Projetos. Dentre possíveis assuntos a serem abordados pelos trabalhos, estão: projetos estratégicos, gestão de projetos, gestão de riscos, desenvolvimento de competências em gestão de projetos, execução estratégica, gestão da informação, gestão de custo, tempo e qualidade, equipes de projetos, gestão financeira no contexto de projetos, gestão de escopo, tomada de decisão, controle, gestão de compras, critérios de sucesso em projetos, gestão de pessoas, gestão de desempenho, gestão de contratos, gestão de design e produção, liderança, gestão de configuração, comunicação e outros assuntos relacionados ao tema.

Diferentes abordagens empíricas são bem-vindas, pesquisa quantitativa, qualitativa, pesquisa de campo, experimentos e combinação de diferentes métodos. Contribuições práticas ao campo de estudo de estratégia e projetos devem estar obrigatoriamente contempladas nos trabalhos.

Prof. Dr. Alexandre Rabelo Neto
UFPI
 

Convidamos a submissão de trabalhos científicos e relatos de experiência relacionados ao tema Estratégias de Internacionalização e Negócios Internacionais. Dentre possíveis assuntos a serem abordados pelos trabalhos, estão: estratégias de internacionalização, processos de internacionalização, investimento estrangeiro direto, empresas multinacionais, subsidiárias, mercados emergentes, redes, empresas born global, international new ventures (INVs), desempenho de exportações, joint-ventures internacionais, empreendedorismo internacional, capacidade absorptiva, confiança, distância cultural/psíquica, cultura, cultura nacional, estudos interculturais, Teoria Institucional, estratégia e instituições, inovação no contexto de internacionalização, transferência de conhecimento e aprendizado, internacionalização de pequenas e médias empresas, internacionalização e desempenho, experiência internacional, globalização, aquisições entre fronteiras nacionais e outros assuntos relacionados ao tema.

Diferentes abordagens empíricas são bem-vindas, pesquisa quantitativa, qualitativa, pesquisa de campo, experimentos e combinação de diferentes métodos. Contribuições práticas ao campo de estudo de estratégias de internacionalização e negócios internacionais devem estar obrigatoriamente contempladas nos trabalhos.