Líder
Profa. Dra. Carla Pereira
UDESC
A Gestão da Cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM) deve ter uma visão sistêmica e estratégica com o objetivo não somente de reduzir custos, mas de criar valor para o cliente e assegurar vantagem competitiva para toda a cadeia.
As primeiras pesquisas e publicações na área de SCM envolviam questões sobre relacionamento, colaboração, desempenho, integração, gestão de demanda, gestão de fornecedores e desempenho da cadeia. Essas pesquisas foram se ampliando para incluir os problemas e desafios enfrentados pelas organizações contemporâneas. Neste sentido, os estudos de SCM passaram a contemplar questões de riscos e resiliência.
A pandemia da COVID-19 aumentou ainda mais a importância da gestão da cadeia de suprimentos uma vez que trouxe uma complexidade adicional e novos desafios para as organizações e governos. A gestão de riscos, rupturas e resiliência das operações e das cadeias se tornaram prioridade. Questões tradicionais de logística tais como estoque e distribuição de medicamentos e vacinas, localização de fornecedores, capacidade e projeto da rede atraíram a atenção de governos, profissionais das mais diferentes áreas e sociedade civil. Além disso, as interrupções das operações e cadeias devidas ao frequentes lockdowns aceleraram o desafio da digitalização da oferta e entrega de produtos e serviços.
Neste cenário turbulento e dinâmico, é fundamental fomentar uma maior interação entre a teoria e prática. Assim, teorias já existentes podem ser aplicadas e ampliadas para enfrentar o desafio de alcançar a competitividade das cadeias de suprimentos.