Temas
Este tema tem como objetivo abranger estudos teóricos, empíricos, metodologias, práticas e pesquisas que gerem discussões em torno da temática, saúde, segurança e qualidade de vida dentro e fora do trabalho, principalmente mediante as novas modalidades de organização do trabalho gerados pela pandemia da Covid-19 como o Homeoffice. O foco está na reflexão de abordagens tradicionais e contemporâneas relacionadas a busca pelo equilíbrio entre tempo livre, ócio, vida e trabalho. Compreende também reflexões críticas sobre o impacto da indústria 4.0 nas relações de trabalho. Incluindo o surgimento do empreendedorismo precário relacionado às práticas de contratos intermitentes, trabalho nas plataformas digitais e seu impacto na saúde e qualidade de vida dos empreendedores. Também envolve análises sobre a nova economia do bem comum e sua relação com as novas formas de organizar o trabalho de modo a torná-lo decente, e sustentável (ODS) conforme propõe a Organização Internacional do Trabalho e a agenda de objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Agenda 2030). Da mesma forma incluem-se assuntos relacionados as diferentes formas de violência no trabalho, a saber: Assédio Sexual e Moral, Discriminação Racial, Agressão verbal, entre outros. Como também a Sobrecarga do Trabalho e suas consequências como Stress, Burnout, Insônia, Câncer, Depressão, Ansiedade entre outras patologias da modernidade.
Este tema tem como objetivo abarcar abordagens em lideranças e gestão de equipes e os novos desafios na gestão de pessoas na contemporaneidade, frente a indústria 4.0 e as novas modalidades de organização do trabalho gerados pela pandemia da Covid-19 como o Homeoffice. Estudos teóricos, empíricos, metodologias, práticas e pesquisas no contexto brasileiro que reflitam criticamente as diferentes abordagens em liderança, aspectos éticos na liderança, liderança e indústria 4.0, comprometimento da equipe frente contextos turbulento, motivação de pessoas e desenvolvimento de equipes focadas no desejo por riscos, gestão da impermanência/mudanças, liderança e sustentabilidade frente a nova economia do bem comum, o desejo de autonomia e independência dos empreendedores e os seus desafios na conscientização das equipes de trabalho sobre interdependência, desenvolvimento de liderança, liderança e confiança, liderança e flexibilidade no trabalho, liderança e aprendizagem organizacional participativa e colaborativa, os desafios no gerenciamento de equipes virtuais e presenciais, inovações na gestão estruturas organizacionais em rede/virtuais, competências em liderança, competências na gestão de equipes, inovações em Gestão de Pessoas, Subjetividade e Objetividade na Gestão de Pessoas, Gestão por Competências, Gestão do Conhecimento, Gestão do Capital Intelectual , Gestão da diversidade e People Analytics.
As políticas e práticas de Gestão de Pessoas sobre diversidade e inclusão possuem potencial para tornar o ambiente de trabalho cooperativo, estimulante e acolhedor, refletindo na motivação e engajamento, fazendo com que a equipe possa alcançar resultados mais positivos.
Assim, esta área do EMPRAD visa debater e divulgar a produção técnica sobre estudos da diversidade e inclusão social, sobretudo, os avanços aplicados na gestão contemporânea, seja na forma de estudos teórico-empíricos, bem como de relatos técnicos.
É importante que os relatos explicitem abordagens sobre administração das relações de trabalho, as práticas de emprego e a composição interna da força de trabalho a fim de atrair e reter os melhores talentos dentre os chamados grupos de minoria, e o fomento da diversidade como vantagem competitiva.
Modelos de Políticas e Práticas em Gestão de Pessoas
Este tema contempla estudos teóricos, empíricos, metodologias, práticas, experiências e pesquisas aplicadas relacionadas à atuação da Gestão de Pessoas nas organizações contemporâneas, destacando os desafios que precisam ser enfrentados na atual ambiência social e corporativa e as melhores práticas para a obtenção dos resultados desejados. São aderentes estudos sobre as políticas que podem ser adotadas visando a manutenção de um modelo de gestão mais adequado às necessidades organizacionais e aos interesses dos trabalhadores, com melhor adaptação aos desafios característicos da sociedade do conhecimento. Também são próprios desse tema estudos e relatos de experiência sobre métodos e técnicas inovadores aplicados às diferentes atividades desenvolvidas pela gestão de pessoas, tais como os processos de recrutamento e seleção, educação corporativa, gestão de sistemas de recompensa e gestão do desempenho.