Temas
Envolve temas como:
- Inovação, empreendedorismo e tecnologia em finanças e contabilidade
Estudos que envolvam temáticas relacionadas a empreendedorismo, inovação e fintechs, assim como trabalhos que analisem o impacto do avanço da tecnologia na teoria e prática contábil e financeira, pautados em discussões sobre big data, ciência de dados, inteligência artificial e machine learning. - Mercados financeiros, investimentos e risco
O tema envolve a análise de mercados e produtos financeiros em estudos sobre apreçamento de ativos, análise de investimentos em renda fixa e variável, gestão de portfólio e fundos de investimento, risco e retorno, eficiência de mercado e anomalias de mercado. - Finanças corporativas e gestão de valor
O tema promove discussões sobre a administração financeira das organizações, visando a maximização de valor para os acionistas por meio de estratégias de curto e longo prazo. Os estudos abordam decisões de financiamento, investimento, política de dividendos, gestão de capital de giro, assimetria informacional, governança corporativa, avaliação de empresas e fusões e aquisições. - O impacto da pandemia nos mercados e instituições financeiras
Considerando-se a extensão global da pandemia decorrente do COVID-19 e a expectativa de que impactos sociais e econômicos afetem a dinâmica dos mercados, esse tema visa incentivar pesquisas que analisem, durante o período que enfrentamos atualmente, os efeitos da crise sobre os agentes econômicos, investimentos, empresas e instituições financeiras.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível que as organizações mantenham um constante aprimoramento de sua equipe e de seus equipamentos e sistemas de informações. Isso possibilita que elas satisfaçam mais efetivamente as necessidades de seus clientes, conquistando crescimento e maior lucratividade. Para além da lucratividade, torna-se necessário seu monitoramento, através de indicadores e metas muito bem definidos.
Para além deste aperfeiçoamento, o alinhamento entre a contabilidade e o planejamento estratégico também é fundamental para melhorar a gestão e impulsionar os negócios. Neste sentido, esperamos receber trabalhos sobre as seguintes temáticas:
- Planejamento estratégico e os impactos nos resultados do negócio
- Avaliação de desempenho, indicadores e metas
- Planejamento e controle orçamentário
- Sistemas de controle e informações gerenciais
- Big Data e os processos da controladoria
- Planejamento e controle da estratégia sustentável
- Governança, Transparência e Qualidade das Informações em processos da controladoria
- Profissão do controller
A contabilidade sofreu diversas transformações ao longo dos tempos, em especial as relacionadas à tecnologia e abandono de registros físicos. No entanto, a utilização do papel não é o único fator de mudança tecnológica. A constante evolução digital trouxe ao meio contábil a necessidade de aperfeiçoamento e novas práticas de negócios e criou a contabilidade digital.
A contabilidade digital trata de um novo conceito de se fazer contabilidade, executando-a de maneira mais automatizada, contabilidade digital é um modelo de negócio para prestação de serviços via internet, que se propõe utilizar a tecnologia da informação para organizar a escrituração e a demonstração, facilitando o trabalho do profissional contábil. De modo geral, o modelo de contabilidade digital apresenta características específicas que dependem, em especial, da integração entre dados do cliente e da prestadora de serviços contábeis. Dessa forma, esperamos receber trabalhos sobre os seguintes temas:
- Contabilidade Digital: Lacunas e soluções para proposta de valor, relação com o cliente, coleta de informações, atividades-chave, instalação de ERP, oferta de serviços, desafios e oportunidades.
- Contabilidade 4.0: Estratégias para automatização dos serviços contábeis, relação entre cliente e empresas de serviços contábeis e ambiente de trabalho contábil, dentre outras estratégias.
- Big Data e a Contabilidade: Relatórios em tempo real, Processos de auditoria digitais, indicadores de desempenho e outras funcionalidades aplicáveis para a contabilidade.
Abrange uma gama de estudos e pesquisas voltados para os aspectos conceituais e empíricos dos mercados, bem como a aplicação de recursos sob a ótica dos respectivos desempenhos empresariais passados e os projetados (para os mercados de bolsa e monetários em geral) e os mecanismos de apoio às atividades de captação e investimento. Além disso, envolve estudos relacionados às finanças pessoais. Podemos destacar os seguintes temas:
- Avaliação de Empresas: Modelos de avaliação de empresas, CAPM, APT, Fama e French, Black-Scholes, binomial, entre outros. Teoria de carteira, Eficiência de mercado, Anomalias de mercado, Bolhas financeiras, Risco e retorno, Risco de mercado e Desempenho de fundos.
- Finanças Pessoais: Planejamento financeiro pessoal, Efeito de Manada, Efeito Disposição, Arquitetura de escolha, Nudge, Controle financeiro, Seguro e previdência, Aspectos comportamentais no uso do dinheiro, educação e alfabetização financeira.
- Gestão do risco de crédito: Modelos de redução de riscos, Carteiras de crédito otimizadas e otimizáveis, classificação do risco de crédito e outras lacunas a serem preenchidas.