Regras de Submissão
– Podem ser submetidos artigos aplicados, relatos técnicos, casos de ensino e síntese executiva.
– A submissão de trabalhos será exclusivamente pela Internet.
– O trabalho deve ser inédito, contudo, serão aceitos trabalhos em desenvolvimento, mesmo já apresentados em outros congressos que não o Emprad e que não tenham já sido submetidos e/ou publicados em periódicos científicos.
– Serão aceitos trabalhos submetidos em português, inglês ou espanhol.
– O trabalho não pode conter qualquer identificação ou indicação de autoria no campo “propriedade” e no corpo do trabalho.
– Para que o trabalho seja apresentado no evento será necessário que o autor(es) realize a inscrição no evento.
– Para que o trabalho seja incluído nos anais, será necessário que pelo menos um autor apresente o trabalho no evento.
– Para participar do evento e receber o certificado de participação, será necessário a sua inscrição.
– A inscrição é pessoal e não transferível.
– Se o trabalho não for apresentado, os autores poderão ser impedidos de submeter trabalhos no evento subsequente.
– A versão enviada será definitiva. Somente serão aceitos trabalhos com redação e ortografia adequadas.
– Para submissão de trabalhos, os autores devem estar cadastrados no sistema. Autores já cadastrados devem certificar-se de que os cadastros estejam atualizados. Os últimos dados registrados constarão na identificação da autoria do trabalho.
– Para o cadastro, os autores brasileiros devem informar o número do CPF. Para os autores estrangeiros, ter o número do passaporte ou outro documento de identificação do país de origem.
– Será aceita a inclusão de autor até a data limite de submissão de trabalhos.
Recomenda-se que o autor verifique o escopo editorial das revistas.
Formatação sugerida do trabalho:
- Formato do papel: A4;
- Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
- Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
- Alinhamento: justificado;
- Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
- Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
- Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
- Formato do arquivo: PDF;
- O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
- O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
- Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.
As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.
Estrutura sugerida do trabalho:
- Introdução
- Problema de Pesquisa e Objetivo
- Fundamentação Teórica
- Metodologia
- Análise dos Resultados
- Conclusão /Contribuição
- Referências Bibliográficas
Resumo sugerido (página de submissão):
Ao submeter o trabalho, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo em que consta:
- Título (no máximo 190 caracteres);
- Palavras-chave (3 palavras);
- Resumo (no máximo 200 palavras);
Formatação sugerida do trabalho:
- Formato do papel: A4 (29,7 x 21 cm);
- Orientação do papel: retrato;
- Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
- Espaçamento: simples, sendo o texto disposto em uma coluna;
- Alinhamento: justificado;
- Margens: Superior: 3 cm;
- inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm;
- Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
- Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
- Formato do arquivo: PDF;
- Normas: APA ou ABNT/NBR-6023.
Recomendações:
Os Relatos Técnicos deverão contar casos de interferência na empresa com sucesso. Desta forma, o primeiro ponto a ser mencionado deve ser o sucesso, que deve ser relatado em números, por exemplo: Ao introduzir este sistema houve uma economia de dez horas no processamento.
Depois é importante que se explique a interferência realizada. Como por exemplo: Passamos a usar o sistema X
A interferência na empresa leva a uma mudança na rotina de trabalho das pessoas, como por exemplo: O analista passará a alimentar o sistema e deixará de copiar as informações.
Para entender melhor como pode-se repetir a experiência de sucesso, é importante que entendamos as circunstâncias que norteavam a empresa na época da intervenção. Como por exemplo: A empresa passava por um momento crítico em que a concorrência estava ganhando os clientes pelo menor tempo de processamento.
Resumo sugerido (página de submissão):
Ao submeter o trabalho, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo em que consta:
Título (no máximo 190 caracteres);
Palavras-chave (3 palavras);
Resumo (no máximo 200 palavras);
Formatação sugerida do trabalho:
- Formato do papel: A4 (29,7 x 21 cm);
- Orientação do papel: retrato;
- Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
- Espaçamento: simples, sendo o texto disposto em uma coluna;
- Alinhamento: justificado;
- Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm;
- Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
- Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
- Formato do arquivo: PDF;
- Normas: APA ou ABNT/NBR-6023.
- O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
- O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
- As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.
Estrutura sugerida do trabalho:
Os casos de ensino deverão ser constituídos por duas partes: o caso em si; e as notas de ensino.
1. O caso em si
- Introdução
- O caso: retratar a história real
- Referências
2. Notas de ensino
- Objetivo de ensino
- Fontes e Métodos de coleta
- Relações com os objetivos de um curso ou disciplina
- Disciplinas sugeridas para uso do caso
- Possíveis tarefas a propor aos alunos
- Possível organização da aula para uso do caso
- Sugestões de bibliografia
Resumo sugerido (página de submissão):
Ao submeter o trabalho, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo em que consta:
- Título (no máximo 190 caracteres);
- Palavras-chave (3 palavras);
- Resumo (no máximo 200 palavras);
SEDTE-E – Síntese Executiva de Dissertações, Teses e Equivalentes de Egressos de PPG
Formatação sugerida do trabalho
- Formato do papel: A4;
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
- Espaçamento: simples, com o texto disposto em uma coluna;
- Alinhamento: justificado;
- Margens: superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm;
- Paginação: inserir número de páginas no rodapé, com alinhamento à direita;
- Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
- Formato do arquivo: PDF;
- O trabalho pode ter, no máximo, 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e principais referências bibliográficas;
- O texto deve começar pelo título e subtítulo do trabalho, seguido de um traço (–) e da expressão “Síntese Técnica”.
- Exemplo: GESTÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES RURAIS: um estudo exploratório no Vale do Paraíba – Síntese Técnica
- Em seguida, apresentar a introdução.
- Lembramos aos autores que o resumo da submissão deve conter informações da tese, dissertação ou equivalente em um documento separado. Copie e cole cada item no campo específico no ato da submissão;
- Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de fim de texto;
- As referências bibliográficas devem ser citadas ao longo do texto, de acordo com o sistema autor-data, e apresentadas em ordem alfabética ao final do trabalho, conforme as normas APA ou ABNT/NBR 6023.
Estrutura sugerida do STDTE-E
- Introdução, contextualização do tema, justificativa da relevância do estudo, problema e objetivos da pesquisa;
- Desenvolvimento do trabalho, contendo os principais pontos abordados na revisão da literatura, método de pesquisa, bem como resultados e discussão;
- Conclusão do trabalho, com os objetivos alcançados, contribuições ao conhecimento pesquisado, limitações e sugestões de estudos futuros;
- (Opcional) Geração de produtos técnicos/tecnológicos com a indicação de seu tipo de enquadramento, incluindo: aderência, impacto, aplicabilidade, replicabilidade, inovação e complexidade.
Resumo de submissão
- Ao submeter o trabalho, na própria página de envio de trabalho (etapa 1), deverá ser preenchido o Resumo em que consta:
- Título (no máximo 190 caracteres);
Palavras-chave (3 palavras);
Resumo (no máximo 200 palavras);
- No resumo de submissão, deverão constar as informações de identificação do STDTE-E redigido conforme o modelo abaixo:
- Este trabalho é uma Síntese Técnica da (Dissertação/Tese/TCC/Outro) do egresso (Nome do Titulado), orientado por (Nome do Docente Orientador), no nível de (Mestrado/Doutorado), no Programa de Pós-Graduação (Nome do Programa), da (Nome da Instituição de Ensino), defendida em (Ano da Defesa).
- Após essa declaração inicial, o autor deve prosseguir com um descritivo simplificado e direto do trabalho, seus objetivos, metodologia, principais resultados e contribuições.
Autoria
- No campo de autoria, deve-se iniciar com o nome do egresso como primeiro autor e o nome do orientador como segundo autor (opcional).