Gestão de Pessoas nas Organizações

izabela

Coordenadora

Profa. Dra. Izabela Taveira

Lattes

Universidade Federal Fluminense, UFF

elza

Coordenadora

Profa. Dra. Elza Veloso

Lattes

FIA

Temas

Prof. Dr. Thiago Gomes Lima
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ
 

Este tema tem como objetivo abranger estudos teóricos, empíricos, metodologias, práticas e pesquisas que gerem discussões em torno da temática, saúde, segurança e qualidade de vida dentro e fora do trabalho, principalmente mediante as novas modalidades de organização do trabalho gerados pela pandemia da Covid-19 como o Homeoffice. O foco está na reflexão de abordagens tradicionais e contemporâneas relacionadas a busca pelo equilíbrio entre tempo livre, ócio, vida e trabalho. Compreende também reflexões críticas sobre o impacto da indústria 4.0 nas relações de trabalho. Incluindo o surgimento do empreendedorismo precário relacionado às práticas de contratos intermitentes, trabalho nas plataformas digitais e seu impacto na saúde e qualidade de vida dos empreendedores. Também envolve análises sobre a nova economia do bem comum e sua relação com as novas formas de organizar o trabalho de modo a torná-lo decente, e sustentável (ODS) conforme propõe a Organização Internacional do Trabalho e a agenda de objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Agenda 2030). Da mesma forma incluem-se assuntos relacionados as diferentes formas de violência no trabalho, a saber:  Assédio Sexual e Moral, Discriminação Racial, Agressão verbal, entre outros. Como também a Sobrecarga do Trabalho e suas consequências como Stress, Burnout, Insônia, Câncer, Depressão, Ansiedade entre outras patologias da modernidade.

Prof. Dr. Elton Parente
Este tema tem como objetivo abarcar abordagens em lideranças e gestão de equipes e os novos desafios na gestão de pessoas na contemporaneidade, frente a indústria 4.0 e as novas modalidades de organização do trabalho gerados pela pandemia da Covid-19 como o Homeoffice. Estudos teóricos, empíricos, metodologias, práticas e pesquisas no contexto brasileiro que reflitam criticamente as diferentes abordagens em liderança, aspectos éticos na liderança, liderança e indústria 4.0, comprometimento da equipe frente contextos turbulento, motivação de pessoas e desenvolvimento de equipes focadas no desejo por riscos, gestão da impermanência/mudanças, liderança e sustentabilidade frente a nova economia do bem comum, o desejo de autonomia e independência dos empreendedores e os seus desafios na conscientização das equipes de trabalho sobre interdependência, desenvolvimento de liderança, liderança e confiança, liderança e flexibilidade no trabalho, liderança  e aprendizagem organizacional participativa e colaborativa, os desafios no gerenciamento de equipes virtuais e presenciais, inovações na gestão estruturas organizacionais  em rede/virtuais, competências em liderança, competências na gestão de equipes, inovações em Gestão de Pessoas, Subjetividade e Objetividade na Gestão de Pessoas, Gestão por Competências, Gestão do Conhecimento, Gestão do Capital Intelectual , Gestão da diversidade e People Analytics.
Profa. Dra. Renata Schirrmeister
PUC-SP
 

As políticas e práticas de Gestão de Pessoas sobre diversidade e inclusão possuem potencial para tornar o ambiente de trabalho cooperativo, estimulante e acolhedor, refletindo na motivação e engajamento, fazendo com que a equipe possa alcançar resultados mais positivos.
Assim, esta área do EMPRAD visa debater e divulgar a produção técnica sobre estudos da diversidade e inclusão social, sobretudo, os avanços aplicados na gestão contemporânea, seja na forma de estudos teórico-empíricos, bem como de relatos técnicos.
É importante que os relatos explicitem abordagens sobre administração das relações de trabalho, as práticas de emprego e a composição interna da força de trabalho a fim de atrair e reter os melhores talentos dentre os chamados grupos de minoria, e o fomento da diversidade como vantagem competitiva.

Prof. Dr. Victor Claudio Paradela Ferreira
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF
 

Modelos de Políticas e Práticas em Gestão de Pessoas

Este tema contempla estudos teóricos, empíricos, metodologias, práticas, experiências e pesquisas aplicadas relacionadas à atuação da Gestão de Pessoas nas organizações contemporâneas, destacando os desafios que precisam ser enfrentados na atual ambiência social e corporativa e as melhores práticas para a obtenção dos resultados desejados. São aderentes estudos sobre as políticas que podem ser adotadas visando a manutenção de um modelo de gestão mais adequado às necessidades organizacionais e aos interesses dos trabalhadores, com melhor adaptação aos desafios característicos da sociedade do conhecimento. Também são próprios desse tema estudos e relatos de experiência sobre métodos e técnicas inovadores aplicados às diferentes atividades desenvolvidas pela gestão de pessoas, tais como os processos de recrutamento e seleção, educação corporativa, gestão de sistemas de recompensa e gestão do desempenho.