Regras de Apresentação

Instruções Para a Apresentação Dos Trabalhos em Sessões Temáticas

  • A apresentação dos trabalhos nas sessões orais terá a duração de 15 minutos cada. Após, haverá o debate dos trabalhos, com duração de 5 minutos, considerando o tema da sessão, pontos comuns e novas considerações dos artigos.
  • Cada sessão de apresentação oral terá no máximo 5 trabalhos programados. Sugere-se que as apresentações sigam a ordem de apresentação em que aparecem na programação.
  • Na sessão de apresentação será necessária a presença de pelo menos um autor do trabalho (autor-apresentador), devidamente inscrito no evento.
  • Para que não haja atrasos, solicitamos a presença do autor-apresentador na sala virtual com 10 minutos de antecedência para a preparação da apresentação.
  • Para as apresentações orais, sugere-se a utilização de um template para elaboração dos slides, que pode ser acessado em: https://emprad.org.br/wp-content/uploads/2023/11/Template.pptx
  • Recomendamos que os autores/apresentadores e demais participantes das sessões orais realizem a leitura prévia dos demais trabalhos da sessão para, após as apresentações, participem da discussão e contribuam com os trabalhos dos demais autores.

Observações Importantes Para os Apresentadores:

  • A inscrição é individual e intransferível.
  • A participação do usuário será identificada pelo acesso ao sistema.
  • No certificado de apresentação constará as informações do trabalho e de autoria. Os autores que se inscreveram no evento, estiveram presentes na sessão virtual e realizaram a apresentação do trabalho serão identificados no certificado.

Disposições Gerais

  1. Teste de compatibilidade – Para que os autores tenham uma participação adequada, recomenda-se a realização de teste de compatibilidade do sistema com o navegador e seus equipamentos previamente. Para realizar o teste, acesse o link: https://zoom.us/test
  2. Equipamentos – Sugere-se que os autores realizem o acesso através de um computador e tenham mais de um equipamento como alternativa para acesso. Não é possível prever alguns problemas de conexão e funcionalidade por conta de equipamentos e redes.
  3. Teste de link – Faça o teste do link da sessão antecipadamente. Abriremos o link 15 minutos antes do horário previsto para as sessões. Neste tempo, os autores poderão corrigir quaisquer imprevistos.
  4. Moderações – As sessões contarão com um moderador e um assistente. O moderador se encarregará da organização da sessão.
  5. Apresentações – Recomenda-se que os autores deixem a sua apresentação aberta em seus desktops ou outros equipamentos. Isto facilitará o processo no momento de sua apresentação e no compartilhamento da tela.
  6. Evite sobrecarga do sistema – Utilize poucas janelas/abas no seu navegador e deixe poucos programas/aplicativos abertos em seu equipamento para facilitar seu compartilhamento de tela no momento de sua apresentação e para evitar sobrecarga do sistema.
  7. Identificação – Identifique-se logo no início com o moderador da sessão ou assistente indicando que você está presente e qual é o seu trabalho.
  8. Ativações na Plataforma Zoom – Com auxílio do assistente, abra o seu microfone e seu vídeo e faça o compartilhamento da sua tela de apresentação. Recomenda-se que durante a apresentação dos demais participantes, todos deixem seus microfones desativados.
  9. Tempo – Atente para o seu tempo de modo a não o ultrapassar (15 min). O moderador sinalizará quando faltarem 3 minutos. Ao finalizar, interrompa o compartilhamento da sua tela e devolva a palavra ao moderador.
  10. Perguntas e respostas – O moderador conduzirá as discussões passando o direito de fala para que participantes as apresentem.
  11. Trabalhos disponíveis – Os trabalhos apresentados no evento estarão disponíveis no sistema, junto com a programação, após realização do login.


Desejamos a todos um excelente evento!

Prof. Dr. Fábio Lotti Oliva
Coordenador do EMPRAD

Prof. Dr. Martinho Isnard Ribeiro de Almeida
Vice-coordenador do EMPRAD