Gestão Socioambiental

Gestão Socioambiental

  • 4 de agosto de 2023
  • henrick
  • Comentário: 0
Heidy

Coordenadora

Profa. Dra. Heidy Rodriguez Ramos

Lattes

PPGA e PPG-CIS/UNINOVE

Helio

Coordenador

Prof. Dr. Helio Trindade Matos

Lattes

UFMA

Temas

Profa. Dra. Profa. Dra. Priscila Rezende da Costa
PPGA/UNINOVE
Convidamos trabalhos que dialoguem com a temática da inovação para o desenvolvimento sustentável, mas que ao mesmo tempo sejam pesquisas alinhadas com a sustentabilidade em suas diferentes dimensões – social, econômica, ecológica, espacial e cultural. A problemática da evolução tecnológica para a solução das questões ambientais é cada vez maior, abrangendo diferentes áreas do conhecimento científico que se propõe, por exemplo, a investigar os modelos de negócios de impacto socio ambiental capazes de transformar realidades por meio da inovação. Espera-se que este tema receba trabalhos que contribuam para: (1) apresentação e discussão de conceitos de administração empresarial relacionados com os processos de desenvolvimento tecnológico, examinando de que forma aspectos socioambientais têm sido incorporados por empresas por meio da análise de casos de inovações ambientais e sociais apresentadas por organizações nacionais e estrangeiras; (2) desenvolvimento de uma percepção mais apurada sobre as relações entre empresa, meio ambiente e sociedade, a partir da compreensão das propostas de mudança que emanam das reuniões, conferências e acordos intergovernamentais relacionados ao desenvolvimento sustentável; (3) compreensão de que forma os contextos ambiental e social influenciam o ambiente de atuação das empresas, de forma a poder gerir, de modo eficiente e eficaz, iniciativas de inovação para o desenvolvimento sustentável; (4) reconhecimento de questões socioambientais com uma perspectiva estratégica e operacional e que pode ampliar a competitividade das empresas ao mesmo tempo em que atende as demandas da sociedade por modelos de negócios mais sustentáveis de desenvolvimento; e (5) outros temas livres, como por exemplo: desenvolvimento sustentável e inovação para a sustentabilidade; inovações sustentadoras e sustentabilidade em organizações empresariais; ecoinovações e ecoeficiência de inovações; inovações em processos, produtos e modelos de negócios de impacto socio ambiental para promover inovações na sociedade e no meio ambiente.
Prof. Dr. Leonardo Vils
PPGP/UNINOVE
Convidamos trabalhos que sob a ótica de Gestão de Projetos, incorporem um ou mais temas de ESG (Environmental, Social, and Governance) ou dimensões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS30). Metodologias de Gestão de Projetos que aplicadas a Estudos Empíricos ou Estudos de Caso, de organizações de projetos, ou baseadas em projetos, nas esferas pública, privada ou do terceiro setor, cujos objetivos, resultados, reflexões, mensuração se alinhem à ESG ou os ODS são encorajados à submissão, bem como ensaios e revisões da literatura.
Profa. Dra. Tatiana Tucunduva Philippi Cortese
PPG-CIS/UNINOVE
 

O processo de urbanização deve ser entendido a partir de uma abordagem dialética, pois compreende dois fatores principais: oportunidades e desafios. As oportunidades do crescimento das cidades referem-se às condições benéficas oferecidas à sociedade em relação ao desenvolvimento econômico e social. Por outro lado, essas mesmas oportunidades podem estimular um crescimento desordenado e profundamente desigual do espaço urbano; ou seja, os mais variados anseios da população resultam na intensificação de atividades industriais e na utilização indiscriminada de recursos naturais. Essas pressões refletem em desafios ao desenvolvimento sustentável, dos quais emergem questões desafiadoras que compreendem o crescimento acelerado com a intensificação: da segregação social, da degradação de ecossistemas naturais e urbanos, dos conflitos socioambientais, da necessidade de efetividade de instrumentos e políticas públicas que dialoguem com os diversos atores da sociedade urbana. À luz das oportunidades e desafios enfrentados pelas cidades, convidamos à comunidade científica a enviar trabalhos resultantes de suas pesquisas, nas mais diversas áreas de conhecimento, mas que mantenham como interface o ambiente urbano. São indicados alguns temas orientadores, mas que não limitam a seção, já que esta se caracteriza como um espaço propício ao diálogo interdisciplinar sobre gestão e planejamento urbano e sustentável: (1) Gestão de Cidades, (2) Desenvolvimento Social e Econômico, (3) Degradação ambiental e qualidade de vida, (4) Desenvolvimento Urbano Sustentável, (5) Ciência Tecnologia e Sociedade; (6) Políticas Públicas e Instrumentos Urbanos, dentre outros.

Profa. Dra. Claudia Maria da Silva Bezerra
Instituto de Desenvolvimento e Aprendizagem – IDEA
 

Convidamos acadêmicos e pesquisadores a contribuírem com seus trabalhos para a área de Gestão Socioambiental sob a perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto essencial de 17 metas delineadas pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Estes objetivos representam uma visão abrangente e interconectada para enfrentar desafios globais, visando um desenvolvimento sustentável que harmonize dimensões sociais, econômicas, ambientais, espaciais e culturais. No contexto da pesquisa em administração, os ODS oferecem uma plataforma multifacetada e rica para investigações que buscam integrar esses objetivos nas práticas organizacionais, desde as operações cotidianas até as decisões estratégicas. Este diálogo entre administração e ODS aborda uma gama diversificada de questões, incluindo a erradicação da pobreza, gestão eficaz dos recursos naturais, promoção da igualdade de gênero, redução das desigualdades sociais e a construção de cidades sustentáveis. A pesquisa em gestão socioambiental desempenha um papel crucial na abordagem de temas relacionados à saúde, bem-estar, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, proporcionando uma compreensão abrangente e aplicada das interconexões entre essas metas globais e a administração. Este tema de pesquisa tem como propósito avançar o conhecimento em gestão socioambiental, oferecendo orientações práticas para sociedade, organizações e decisores públicos na implementação eficaz dos ODS. Buscamos influenciar positivamente políticas públicas e estratégias empresariais, contribuindo assim para a construção de um futuro mais sustentável e equitativo. Convidamos, portanto, acadêmicos e pesquisadores a submeterem seus trabalhos, colaborando ativamente na criação de soluções inovadoras que efetivamente contribuam para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.