Gestão Financeira e Contábil

Gestão Financeira e Contábil

  • 4 de agosto de 2023
  • henrick
  • Comentário: 0
Ahmed Sameer El Khatib

Coordenador

Prof. Dr. Ahmed Sameer El Khatib

Lattes

Fecap

Manoel Farias

Coordenador

Prof. Dr. Manoel Farias

Lattes

Fipecafi

Temas

Profa. Dra. Luciana Maia Campos Machado
Mestrado Profissional da Fipecafi
Envolve temas como:
  • Inovação, empreendedorismo e tecnologia em finanças e contabilidade Estudos que envolvam temáticas relacionadas a empreendedorismo, inovação e fintechs, assim como trabalhos que analisem o impacto do avanço da tecnologia na teoria e prática contábil e financeira, pautados em discussões sobre big data, ciência de dados, inteligência artificial e machine learning.
  • Mercados financeiros, investimentos e risco O tema envolve a análise de mercados e produtos financeiros em estudos sobre apreçamento de ativos, análise de investimentos em renda fixa e variável, gestão de portfólio e fundos de investimento, risco e retorno, eficiência de mercado e anomalias de mercado.
  • Finanças corporativas e gestão de valor O tema promove discussões sobre a administração financeira das organizações, visando a maximização de valor para os acionistas por meio de estratégias de curto e longo prazo. Os estudos abordam decisões de financiamento, investimento, política de dividendos, gestão de capital de giro, assimetria informacional, governança corporativa, avaliação de empresas e fusões e aquisições.
  • O impacto da pandemia nos mercados e instituições financeiras Considerando-se a extensão global da pandemia decorrente do COVID-19 e a expectativa de que impactos sociais e econômicos afetem a dinâmica dos mercados, esse tema visa incentivar pesquisas que analisem, durante o período que enfrentamos atualmente, os efeitos da crise sobre os agentes econômicos, investimentos, empresas e instituições financeiras.
Prof. Dr. Leonardo Fabris Lugoboni
Mestrado Profissional da UNIB e FECAP
Em um mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível que as organizações mantenham um constante aprimoramento de sua equipe e de seus equipamentos e sistemas de informações. Isso possibilita que elas satisfaçam mais efetivamente as necessidades de seus clientes, conquistando crescimento e maior lucratividade. Para além da lucratividade, torna-se necessário seu monitoramento, através de indicadores e metas muito bem definidos. Para além deste aperfeiçoamento, o alinhamento entre a contabilidade e o planejamento estratégico também é fundamental para melhorar a gestão e impulsionar os negócios. Neste sentido, esperamos receber trabalhos sobre as seguintes temáticas:
  • Planejamento estratégico e os impactos nos resultados do negócio
  • Avaliação de desempenho, indicadores e metas
  • Planejamento e controle orçamentário
  • Sistemas de controle e informações gerenciais
  • Big Data e os processos da controladoria
  • Planejamento e controle da estratégia sustentável
  • Governança, Transparência e Qualidade das Informações em processos da controladoria
  • Profissão do controller
Prof. Dr. Juliano Augusto Orsi Araújo
Mestrado Profissional da UNIB e FECAP
A contabilidade sofreu diversas transformações ao longo dos tempos, em especial as relacionadas à tecnologia e abandono de registros físicos. No entanto, a utilização do papel não é o único fator de mudança tecnológica. A constante evolução digital trouxe ao meio contábil a necessidade de aperfeiçoamento e novas práticas de negócios e criou a contabilidade digital. A contabilidade digital trata de um novo conceito de se fazer contabilidade, executando-a de maneira mais automatizada, contabilidade digital é um modelo de negócio para prestação de serviços via internet, que se propõe utilizar a tecnologia da informação para organizar a escrituração e a demonstração, facilitando o trabalho do profissional contábil. De modo geral, o modelo de contabilidade digital apresenta características específicas que dependem, em especial, da integração entre dados do cliente e da prestadora de serviços contábeis. Dessa forma, esperamos receber trabalhos sobre os seguintes temas:
  • Contabilidade Digital: Lacunas e soluções para proposta de valor, relação com o cliente, coleta de informações, atividades-chave, instalação de ERP, oferta de serviços, desafios e oportunidades.
  • Contabilidade 4.0: Estratégias para automatização dos serviços contábeis, relação entre cliente e empresas de serviços contábeis e ambiente de trabalho contábil, dentre outras estratégias.
  • Big Data e a Contabilidade: Relatórios em tempo real, Processos de auditoria digitais, indicadores de desempenho e outras funcionalidades aplicáveis para a contabilidade.
Prof. Dr. José Odálio dos Santos
Mestrado Profissional da PUC/SP
Abrange uma gama de estudos e pesquisas voltados para os aspectos conceituais e empíricos dos mercados, bem como a aplicação de recursos sob a ótica dos respectivos desempenhos empresariais passados e os projetados (para os mercados de bolsa e monetários em geral) e os mecanismos de apoio às atividades de captação e investimento. Além disso, envolve estudos relacionados às finanças pessoais. Podemos destacar os seguintes temas:
  • Avaliação de Empresas: Modelos de avaliação de empresas, CAPM, APT, Fama e French, Black-Scholes, binomial, entre outros. Teoria de carteira, Eficiência de mercado, Anomalias de mercado, Bolhas financeiras, Risco e retorno, Risco de mercado e Desempenho de fundos.
  • Finanças Pessoais: Planejamento financeiro pessoal, Efeito de Manada, Efeito Disposição, Arquitetura de escolha, Nudge, Controle financeiro, Seguro e previdência, Aspectos comportamentais no uso do dinheiro, educação e alfabetização financeira.
  • Gestão do risco de crédito: Modelos de redução de riscos, Carteiras de crédito otimizadas e otimizáveis, classificação do risco de crédito e outras lacunas a serem preenchidas.