Redes Sociais:

EMPRAD

Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração

Estratégia

Coordenador

Prof. Dr. Daniel Estima de Carvalho
Lattes

FIA

Temas

Estudos do Futuro e Estratégia

Líder

Profa. Dra. Renata Spers
Lattes

FEA-USP

Esta área do EMPRAD visa debater e divulgar a produção técnica sobre estudos do futuro e estratégia, destacando o avanço teórico e, em especial, os avanços empíricos e aplicações na área de estudos do futuro e suas conexões com a estratégia das organizações.
Os relatos técnicos podem cobrir ampla variedade de tópicos e práticas de estudos do futuro em diferentes setores. Os principais macrotemas são projeção de dados, corporate foresight e estratégia, prospecção tecnológica, estudos de cenários, tendências sócio-econômicas e mercadológicas. Relatos versando sobre outros temas relacionados a estudos do futuro também podem ser submetidos.
Todos os métodos empíricos são bem-vindos, incluindo pesquisa quantitativa, qualitativa, pesquisa de campo, experimentos e combinação de diferentes métodos. É importante que os relatos explicitem as contribuições práticas no campo do estudo do futuro e da estratégia.

Stakeholders e Estratégias Corporativas

Líder

Prof. Dr. Edson Barbero
Lattes

Fecap

Convidamos para a submissão de trabalhos na área de Stakeholders e Estratégias Corporativas, as temáticas sugeridas não se limitam à lista a seguir mas podem envolver os seguintes assuntos: Estratégias genéricas de posicionamento estratégico. Decisões, ações e resultados associados com o portfólio de negócios da organização. Relação entre as estratégias empresariais e funcionais. Fusões e Aquisições. Escopo horizontal e vertical da firma. Crescimento e diversificação. Integração vertical. Estratégias de diversificação e gestão de portfólio. Decisão de alocação de recursos. Business groups. Teoria dos Stakeholders. Responsabilidade Social Corporativa e Estratégia. Estratégia e ESG (Environmental, Social and Governance). A perspectiva dos múltiplos stakeholders da firma. Capitalismo de Stakeholders. Teoria da Saliência e priorização de Stakeholders. Justiça nas relações entre Stakeholders. Criação de Valor sob a ótica de Stakeholders.

Negócios Internacionais, Ambiente Institucional e Competitividade

Líder

Prof. Dr. Afonso Lima
Lattes

Unifor

Convidamos para submissão trabalhos que envolvam a temática de Estratégia e sua relação com Negócios Internacionais, Ambiente Institucional e Competividade.

  • Negócios internacionais: trata das estratégias e processos essenciais ao aproveitamento de oportunidades pelas empresas nos mercados internacionais e sua inserção e movimentação nesses mercados, fundamentados nas forças macroeconômicas, nas forças setoriais e nos diversos recursos disponíveis à empresa (financeiros, reputacionais, humanos, de conhecimento etc);
  • Ambiente institucional: trata dos aspectos legais, regulatórios, costumes e normas presentes nos países, sociedades, profissões e organizações que influenciam e moldam as ações e políticas organizacionais e seus resultados. Antes visto como uma força exógena atuante nas organizações, mais recentemente, tem-se verificado que as organizações podem agir no sentido de moldar o ambiente institucional em que estão inseridas;
  • Competitividade: trata dos elementos influenciadores ao desempenho superior das empresas (superior àquele do setor no qual estão inseridas), bem como dos esforços coletivos interorganizacionais e governamentais para que cidades, regiões e países criem, desenvolvam e aperfeiçoem as condições necessárias à atividade econômica e consequente desenvolvimento econômico.