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Regras de Submissão

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Regras de Submissão

– A submissão de trabalhos será exclusivamente pela Internet.

–  O trabalho deve ser inédito, contudo, serão aceitos trabalhos em desenvolvimento, mesmo já apresentados em outros congressos que não o Emprad e que não tenham já sido submetidos e/ou publicados em periódicos científicos.

– Serão aceitos trabalhos submetidos em português, inglês ou espanhol.

– O trabalho não pode conter qualquer identificação ou indicação de autoria no campo “propriedade” e no corpo do trabalho.

– Para que o trabalho seja apresentado no evento e incluído nos anais, será necessário que pelo menos um autor que apresentará o trabalho faça a sua inscrição.

– Para participar do evento e receber o certificado de participação, será necessário a sua inscrição.

– A inscrição é pessoal e não transferível.

– Se o trabalho não for apresentado, os autores poderão ser impedidos de submeter trabalhos no evento subsequente.

– A versão enviada será definitiva. Somente serão aceitos trabalhos com redação e ortografia adequadas.

– Para submissão de trabalhos, os autores devem estar cadastrados no sistema. Autores já cadastrados devem certificar-se de que os cadastros estejam atualizados. Os últimos dados registrados constarão na identificação da autoria do trabalho.

– Para o cadastro, os autores devem informar o número do CPF de cada um dos autores brasileiros. Para os autores estrangeiros, ter o número do passaporte.

– Será aceita a inclusão de autor até a data limite de submissão de trabalhos.

– Se houver interesse, indicar a revista  para a qual deseja participar do processo de fast-track. O autor poderá indicar na submissão, indicar a ordem de preferência das revistas.

Recomenda-se que o autor verifique o escopo editorial das revistas.

Formatação do trabalho

  • Formato do papel: A4 (29,7 x 21 cm);
  • Orientação do papel: retrato;
  • Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
  • Espaçamento: simples, sendo o texto disposto em uma coluna;
  • Alinhamento: justificado;
  • Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm;
  • Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
  • Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
  • Formato do arquivo: PDF;
  • Normas: APA ou ABNT/NBR-6023;
  • O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo a página de identificação, o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.

Estrutura sugerida

O Relato Técnico de Pesquisa Aplicada é o produto final de um estudo (pesquisa aplicada ou produção técnica) que descreva, de forma precisa e objetiva, a situação-problema no contexto organizacional e o resultado ou a solução prescritiva associada. Um Relato Técnico de Pesquisa Aplicada apresenta os resultados de uma intervenção administrativa, técnica ou gerencial numa organização realizada com critérios metodológicos. São trabalhos acadêmicos que priorizam a descrição do aprendizado, na forma da apresentação de resultados práticos, aprendizado este oriundo de experiências vivenciadas pelas organizações/profissionais envolvidos em processos passíveis de serem gerenciados/aperfeiçoados por meio de técnicas de gestão específicas.

Orientação para o registro e desenvolvimento do Relato Tecnológico de Solução de Problemas e Oportunidades:

  • Deve privilegiar o conhecimento prescritivo, ou seja, propor (ou prescrever) soluções para problemas enfrentados pelas organizações;
  • Deve ser voltado para a solução de problemas de forma prática, ainda que fundamentadas em disciplinas aplicadas;
  • Deve ter por missão desenvolver conhecimento sobre o que é relevante para solucionar problemas em seu campo de pesquisa.

O Relato Técnico de Pesquisa Aplicada segue o formato de um artigo acadêmico curto (mínimo 7 e máximo 16 páginas), incluindo ilustrações e referências.

Conteúdo da primeira página do trabalho:

  • Título do trabalho: letras maiúsculas, centralizado;
  • Resumo: em português, texto justificado, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples (entre caracteres, palavras e linhas), no mínimo 100 e no máximo 200 palavras. Deve conter objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões em texto corrido;
  • Palavras-chave: no mínimo três (3), no máximo cinco (5);
  • Abstract: deve ser registrado nos mesmos parâmetros do resumo em português;
  • Keywords: devem ser registradas nos mesmos parâmetros das palavras-chave em português.

Conteúdo da segunda página do trabalho, em diante (parte textual):

Para a parte textual do Relato Técnico de Pesquisa Aplicada (segunda página em diante), recomenda-se a seguinte estrutura:

  • Introdução: A introdução deve apresentar o contexto e/ou a situação-problema do estudo. Deve ser breve e clara, explicitando do que se trata o relato apresentado, qual intervenção foi feita na organização e o que será analisado, explicitando o problema a ser resolvido / relatado. Deve-se deixar claro ao leitor o objetivo do relato e como foi feita a pesquisa ou como os autores interpretaram as informações para se chegar ao relato. Convém mostrar a sequência de seções do relato.
  • Referencial Teórico: Deve ser apresentado um referencial teórico, relacionado com a intervenção feita na organização em questão. Este referencial serve para enquadrar o relato do ponto de vista teórico e propiciar comparações com a teoria existente.
  • Método de Pesquisa: Deve-se explicar detalhadamente como foi feito o Relato Técnico de Pesquisa Aplicada, ou seja, se foi executado apenas com base na experiência profissional e prática do aluno/pesquisador, ou se outras interações/participações (de outros profissionais) foram necessárias para se atingir o objetivo do Relato Técnico de Pesquisa Aplicada. Cabe destacar, quais foram as habilidades profissionais utilizadas para a observação, análise e solução do problema, qual o tipo de abordagem foi utilizada (observação direta, participação direta, etc). Faz-se necessário deixar claro o problema a ser relatado.O método deve levar em conta informações primárias e secundárias que precisam ser qualificadas.
  • Resultados Obtidos e Discussão: Deve conter: Caracterização da organização e do problema analisado; Tipo de intervenção e mecanismos adotados; Descrição dos resultados obtidos, Análise dos resultados pelos autores, Confronto com a teoria revisada no referencial teórico. Deve considerar a seguinte questão: Quais são as contribuições mais relevantes para os tópicos abordados no relato? Deve ser incluída sua relevância para outros casos similares e que tipo de ensinamento profissional esta experiência relatada deve ser socializada na comunidade de profissionais.
  • Conclusões e Considerações finais: Deverá mostrar ao leitor argumentos de que foi possível atingir os objetivos propostos inicialmente. Cabe aqui apresentar propostas para empresas ou projetos que encontrem situações semelhantes à descrita. Os aspectos que limitaram o trabalho devem ser mencionados. Por fim, novas ideias de relatos ou de trabalhos de natureza técnica/profissional devem ser explicitadas.
  • Referências: Deve apresentar as referências bibliográfica citadas no texto, conforme formato APA ou ABNT/NBR-6023.

Formatação do trabalho

  • Formato do papel: A4 (29,7 x 21 cm);
  • Orientação do papel: retrato;
  • Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
  • Espaçamento: simples, sendo o texto disposto em uma coluna;
  • Alinhamento: justificado;
  • Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm;
  • Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
  • Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
  • Formato do arquivo: PDF;
  • Normas: APA ou ABNT/NBR-6023.

Resumo

Síntese do texto em português ou em inglês em que constem o objetivo do trabalho, realidade investigada, resultados e contribuições.

Adicionar de três a cinco palavras-chaves.

Introdução

Descrição resumida e objetiva da situação-problema ou oportunidade de negócio tratada.

Indicar de maneira sucinta a solução ou oportunidade tratada, na forma de uma proposta ou conjunto de ações, propostas de novo modelo, processo, metodologia, tecnologia, etc.

Ao final da Introdução apresentar o objetivo do trabalho, que se pretendeu obter com a solução do problema ou com o aproveitamento da oportunidade de negócio.

Contexto e realidade investigada

Indicação resumida de informações relevantes sobre o contexto do trabalho; a identificação da empresa (quando for permitido, quando não, indicar com alguma referência), destacando os seus dados básicos; a descrição geral de seu mercado, concorrentes e outros stakeholders relevantes, bem como a estrutura básica interna; histórico e a realidade do setor em que se insere a empresa e as principais características do contexto onde o trabalho foi realizado.

Diagnóstico do problema e/ou oportunidade

Apresentação clara e objetiva do problema ou da oportunidade de negócio, tendo em vista ser este o elemento gerador de todo o trabalho.

Descrever o processo e o uso de técnicas para levantamento de dados e informações, indicar o perfil dos participantes da empresa no trabalho com a função/posição hierárquica de cada um deles.

Propostas de mudança/intervenção/recomendação

Nesta seção são apresentadas e justificadas as alternativas adotadas para a solução do problema ou para o aproveitamento da oportunidade de negócio.

Devem ser descritas de forma objetiva, mostrando as etapas e os passos percorridos para chegar à sua construção (descrição do processo, indicando o uso de métodos e de técnicas). Devem também indicar os ganhos obtidos ou a serem obtidos para a empresa.

Conclusões e Contribuições

Deve ser feita uma apreciação sucinta sobre a dimensão do problema/oportunidade, antes e depois da proposta de solução ou oportunidade de negócio, os seus desdobramentos esperados ou efeitos dentro e fora da empresa, de maneira ao leitor perceber o valor do trabalho realizado.

Fazer recomendações objetivas de como os resultados e aprendizados com o trabalho poderiam ajudar outras empresas a solucionar problemas e aproveitar oportunidades semelhantes.

Referencias: (opcional)

MARCONDES, Reynaldo C.; MIGUEL, Lilian A. P.; FRANKLIN, Marcos A.; PEREZ, Gilberto.Metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados em Administração e Contabilidade. São Paulo: Editora Mackenzie, 2017.

Para a modalidade de pôster, os interessados devem enviar um RESUMO incluindo: título, contextualização, objetivos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e análises, considerações finais, referências.

Template para submissão do resumo do pôster:
Sugestão de Templante para a submissão do pôster. (clique aqui para fazer o Download).

Regras para confecção do Pôster, em caso do resumo ser aceito:
O pôster deverá ser confeccionado pelos autores, apenas se o resumo expandido submetido ao EMPRAD obtiver o parecer de aceite para apresentação.

Sugestão de Templante do pôster. (clique aqui para fazer o Download).

O pôster aceito deve ter as seguintes estruturas

  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do pôster: Largura: 90cm; Altura: 120cm.
  • O texto do pôster deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 1m. Utilize tamanho de fonte 72 como mínimo para título e fonte 28 como mínimo para conteúdo.
  • É obrigatório que o título do trabalho no pôster seja idêntico ao título do trabalho submetido ao evento.
  • No pôster deve constar: título, nomes dos autores, instituição dos autores, cidade/estado, dados da pesquisa e agência de fomento (se houver).
  • Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas
  • O pôster deverá conter informações tais como: contextualização, objetivos, metodologia, resultados e análises, considerações finais e outras informações próprias
  • Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público

Formatação do trabalho

Formatação do trabalho

  • Formato do papel: A4 (29,7 x 21 cm);
  • Orientação do papel: retrato;
  • Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
  • Espaçamento: simples, sendo o texto disposto em uma coluna;
  • Alinhamento: justificado;
  • Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm;
  • Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
  • Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
  • Formato do arquivo: PDF;
  • Normas: APA ou ABNT/NBR-6023.
  • O trabalho pode ter no máximo 16 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e referências bibliográficas.
  • O texto deve começar pelo título seguido pela introdução. Sugerimos aos autores que preparem o resumo expandido em um documento separado e copiem e colem cada item no campo específico no ato da submissão.
  • As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema (autor-data), e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com as normas APA ou ABNT/NBR-6023.

Estrutura sugerida do trabalho

Os casos de ensino deverão ser constituídos por duas partes: o caso em si; e as notas de ensino.

1. O caso em si

  • Introdução
  • O caso: retratar a história real
  • Referências

2. Notas de ensino

  • Objetivo de ensino
  • Fontes e Métodos de coleta
  • Relações com os objetivos de um curso ou disciplina
  • Disciplinas sugeridas para uso do caso
  • Possíveis tarefas a propor aos alunos
  •  Possível organização da aula para uso do caso
  • Sugestões de bibliografia

Conteúdo da primeira página do trabalho

  • Título (no máximo 190 caracteres);
  • Palavras chave (3 palavras);
  • O caso (no máximo 600 caracteres);
  • Objetivo de ensino (no máximo 600 caracteres);
  • Fontes e Métodos de coleta (no máximo 600 caracteres);
  • Disciplinas sugeridas para uso do caso (no máximo 600 caracteres);
  • Sugestões de bibliografia (no máximo 600 caracteres).

 

Mais informações (Exemplo de Caso de Ensino).

 

Trabalhos que não estejam no formato especificado não serão aceitos.